terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Porta corta fogo para saída de apartamento ou escritório

É comum encontrar informações e por isso achar que portas corta fogo só servem para rota de fuga. Hoje, é cada vez mais exigido e por isso procurado portas corta fogo para saída de unidades autônomas como sala de documentos, laboratórios, sala de equipamentos, escritórios, apartamentos, entre outros.
Essas portas, que na realidade não são chamadas de corta fogo e sim resistentes ao fogo (PRF) são fabricadas conforme norma NBR 15281 da ABNT e teve versão recentemente atualizada. Além disso, seguem as premissas da norma NBR 11742/2018. Mas o que elas têm em comum e quais as diferenças em relação as portas comuns que vemos em escadarias de incêndio?

- As portas corta fogo para saída de unidade autônoma recebem na maioria das vezes revestimento decorativo em lâmina fogo retardante dando um acabamento mais sofisticado e combinando com o ambiente onde são instaladas.
- Podem ter classificação de resistência ao fogo maior que 30 minutos sendo as mais comuns 60 e 90 minutos.
- Podem receber visores conforme ABNT NBR 14925.
- Não há problemas no uso de soleiras e vedações de borracha afim de atenuar passagem de luz e som.
- Não é obrigatório uso de dispositivo de fechamento automático como por exemplo dobradiças de mola e mola aérea sendo o mais comum uso de dobradiças de rolamento embutidas ou invisíveis. O ponto de fusão da dobradiça não deve ser inferior a 850º C.
- Não há exigência de instalação sentido rota de fuga (para fora do ambiente).
- Diferente das portas para rota de fuga, podem ser fabricadas com vão luz mínimo de 66 cm. Sua maior altura pode ser de 3m.
- Entre a principal característica especial desse tipo de porta está a empregabilidade de uso de fechaduras especiais desde resistentes ao fogo conforme ensaio em laboratório. São exemplos fechadura de segurança, puxadores, alavancas diferenciadas, uso de chave, trancas.
- A sigla utilizada no selo é de PRF.

Orce conosco pelo vendas@pcfbrasil.com mencionando a postagem e se aprovado ganhe a pintura eletrostática branco acabamento laca (branco fosco brilho 20).