segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

P-60 ou P-90? Quando utilizar uma ou outra porta corta fogo

Entre as classificações de portas corta fogo aceitas no Brasil, as mais comuns são P-60 e P-90. De inicio, o critério que as distinguia era se o edifício era residencial ou comercial. Com a popularização e obrigatoriedade da pressurização de escada de emergência passou-se cada vez menos a utilizar-se duas portas corta fogo (P-60) protegendo uma sala de antecâmara e cada vez mais somente uma porta corta fogo por andar (P-90), sem antecâmera. Ainda sim, a antecâmera será obrigatória em ocupações maiores que 90m protegida por porta corta fogo de classificação de no mínimo 60 minutos.

O objetivo principal da pressurização é manter a escada livre de fumaça. Em suma, o espaço recebe um suprimento de ar contínuo que mantem uma diferença entre a pressão interna e externa. O ar saí por trajetórias de escape. O nível é estabelecido conforme NPT 013 do Corpo de Bombeiros, que pode ter diferentes cálculos conforme uso dia-a-dia ou situação de emergência. Para calcular acesse a norma clicando aqui.

Em uma situação de pânico, onde as portas serão constantemente abertas para a evacuação das pessoas, a diferença de pressão deve ser mantida através de um sistema de saída de uma velocidade maior de ar. Esse sistema pode ser através de grelhas venezianas instaladas nas escadarias, veneziana instalada por exemplo na porta corta fogo do hall ou pelas próprias frestas obrigatórias entre o batente e a porta corta fogo, por motoventilador, dutos de insuflamento e/ou registros. Em edifícios existentes é comum o uso da pressurização no hall e uso de portas corta fogo nas saídas das unidades autônomas, que podem ser P-30, P-60 ou P-90.

A área do elevador de emergência também deve ser pressurizada e sempre protegida por porta com classificação de no mínimo 90 minutos (P-90). A casa de máquinas deve ser independente e isolada também por P-90 com chave. As paredes sempre devem ter classificação de resistência maior que as portas onde são instaladas.

Resumindo para entender...portas P-60 são usadas quando há existências de antecâmaras e saídas de unidades autônomas, portas P-90 em qualquer ocasião seja escadaria com ou sem pressurização, sala de máquinas (casa dos elevadores), área de elevadores de emergência, saídas de apartamentos e escritórios, áreas industriais de risco moderado (para áreas de risco alto é comum considerar P-120 ou P-240).

Orce conosco grelhas venezianas em aço galvanizado para escadaria de emergência, portas corta fogo, portas venezianas através do vendas@pcfbrasil.com