quinta-feira, 7 de março de 2019

Barras anti pânico. Aplicações diversas conforme cada necessidade

Se não basta atender ao projeto e as solicitações do corpo de Bombeiros, hoje devemos escolher o modelo de barra que mais se encaixa no perfil da obra, prezando praticidade, durabilidade e garantia de bom funcionamento. São muitos modelos e para facilitar sua escolha preparamos um resumo das principais qualidades, boas e ruins, de cada uma.

Modelo push 2907
Barra anti pânico com toque silencioso, universal (atende portas direitas e esquerdas), com grande facilidade de instalação. Pode ser cortada ou alongada para diversos tamanhos. Apesar de certificada conforme NBR 11785 não atende o quesito resistência o fogo. A barra e a fechadura são consideradas para tráfego leve mas há opções de fechaduras que atendem-na com maior nível de segurança. O alojador do piso é sobressalente então não é indicada para hospitais onde há passagem de macas por exemplo. Pode ser colocada em portas de aço, madeira, vidro, etc. É uma das mais baratas do mercado.



Modelo push 1302
Barra anti pânico em aço inox tipo 304, a melhor custo benefício do mercado. Tem certificação internacional de fluxo e resistência ao fogo a 90 minutos. Além da ótima durabilidade em condições atípicas como presença de agentes corrosivos, a barra tem um acabamento de estremo bom gosto. A haste vertical tem um acabamento difícil de ser encontrado então se sua porta é mais alta que 2,15m já é bom comprar de fábrica para o tamanho desejado. Também serve portas direitas e esquerdas.

Modelo touch 2908/2805
A barra é certificada pela UL para fluxo e resistência ao fogo de 180 minutos conforme normas internacionais e 120 minutos conforme normas brasileiras. Entre as vantagens em relação aos modelos push  acima citados estão alojador inferior embutido no piso, segunda lingueta de segurança, acabamento blindado. Seu toque não é tão silencioso quanto as demais mas é a barra ideal para ser utilizada com controle de acesso, lugares de alto fluxo, e inclusive adaptadas em portas de vidro existentes. Tanto a barra com um ponto de travamento quando a com dois têm eixo para ser utilizada com fechadura então mesmo em uma porta simples é possível instalar com 2 pontos de travamento. Opções nas cores prata, preta e em aço inox. Para portas maiores que 1,20m não é possível alonga-la e portas menores que 0,60m precisa sair de fábrica com o mecanismo deslocado.

DKS push
Essa barra nacional tem certificação UL e Falcão Bauer. Atende os quesitos das normas brasileiras. Entre os modelos aqui apresentados é uma das que mais possui opções de cor. O acabamento (canopla) não é em aço por isso ela é bem leve. Pode ser cortada para portas menores. Um ponto negativo é em relação a instalação. Ela vem semi- montada e é necessário um manual para colocação das peças internas que compõe o conjunto. Por ser fabricada no Brasil, conseguir peças de reposição é mais fácil. 

Jaque
Essa marca argentina ganhou o gosto popular pela variedade de adaptações possíveis. É leve e silenciosa então vai bem em portas de alumínio, divisórias, portas com esquadria mais estreita. A principal vantagem dela está na fechadura, que embora não seja uma das mais baratas do mercado, pode ser utilizada com cilindro multiponto, que agrega muito mais segurança contra arrombamento.

Dorma
Marca referência no mercado pela inovação, tecnologia e qualidade dos materiais. Foi por muitos anos líder de vendas no Brasil. Com a chegada de outros modelos ao mercado teve o custo benefício diminuído. Também trabalha com modelos push e touch, com ou sem certificação para fogo. A Dorma, embora seja uma empresa muito grande,  conta com representantes espalhados pelo Brasil, o que facilita a venda e o pós venda. Tem uma gama enorme de outros produtos no mercado.


La Fonte
Com um variedade de acabamentos e padrões, é a marca mais popular no mercado brasileiro. Ao ser adquirida por grupo chinês, deixou a desejar no quesito prazo de entrega e atendimento. A gama de produtos ofertados que podem fazer parte do conjunto como sistema de acesso, solenoide, fechadura, é o maior do mercado fazendo da La Fonte referência para muitos dos grandes projetos industriais do país. As barras não são universais então é necessário optar na compra por direita ou esquerda.